quinta-feira, 23 de agosto de 2007

CORREIOS NO MARANHÃO REUNE FILATELISTAS EM CAFÉ-DA-MANHÃ

Foto: Janaína de Freitas Araújo



Janaína de Freitas Araújo
Assessora de Comunicação
ASCOM/DR/MA



Em comemoração ao Dia Nacional do Selo, cuja data é 1° de agosto, a agência filatélica da Diretoria Regional dos Correios no Maranhão reuniu os principais filatelistas do Estado em um café-da-manhã, no dia 11 de agosto.
Durante a reunião, foram discutidas as próximas atividades a serem realizadas pelo Clube Filatélico de São Luís, que, atualmente, conta com duzentos e cinqüenta associados. O clube é coordenado pela colaboradora da Agência Filatélica dos Correios, Maria do Rosário Lobão e presidido pelo Sr. João Maranhão Neto.
Entre os filatelistas presentes, o Sr. Jair Littig é um dos mais atuantes nas atividades do clube. “Comecei a colecionar selos ainda menino, nos anos 50, época em que mandei uma carta para o Programa Voz da América, que tinha um quadro voltado para a filatelia. A produção me mandou alguns selos e eu não parei mais. Procurei um tema com o qual me identificasse: as nações Unidas, das quais sou grande admirador”, lembra.
Colecionar selos não é apenas um hobby. É uma paixão por aprender as muitas histórias neles relatadas, como explica o filatelista português Fernando Rites: “Quando colecionamos selos, somos instigados a pesquisar sobre o tema nele trabalhado e compartilhar com outros amantes dessa atividade as nossas experiências. Minha coleção baseia-se basicamente em quatro temas: Natal, Santo Antônio, Barcos e Descobrimentos”, explica.
Fez-se presente na reunião, a filatelista-mirim Jaciara Salomão Freitas, 12 anos, que representará o Maranhão no Prêmio Jovem Colecionador. “Quando conheci a Maria do Rosário, logo me interessei por colecionar selos, por achar que esta é uma atividade, acima de tudo educativa. Estou apenas começando minha coleção, que, já está com mais de quatrocentos selos, a maioria sobre a flora e a fauna brasileiras”, conta Jaciara.
O Clube Filatélico de São Luís tem, para este ano, vários projetos, dentre eles a realização de feiras, exposições e outros eventos relacionados ao colecionismo não só de selos, mas também de moedas, cédulas, cartões etc.

ÓTIMA NOTÍCIA PARA OS FILATELISTAS MARANHENSES


A Comissão Filatélica Nacional estabeleceu a programação de emissões de selos postais comemorativos e especiais para 2008 e o Maranhão foi contemplado com o motivo:

TAMBOR DE CRIOULA DO MARANHÃO, PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO BRASIL (TEMA: CULTURA POPULAR )



domingo, 19 de agosto de 2007

Citação

"O dinheiro compra um mausoléu, mas não um lugar no céu." (Fernando Pessoa)